O presidente de El Salvador disse que nenhum Estado ao redor do mundo é incapaz de acabar com o crime organizado.
"Eu acredito que não há governo que não possa eliminar a criminalidade, isso é absurdo. O Leviatã, o Estado, é sempre mais forte que qualquer organização criminosa.”
Bukele falou sobre seu país, que já foi um dos mais violentos do mundo, mas se tornou um dos mais seguros sob sua gestão::O Brasil foi usado de exemplo por Bukele, que destacou o poder e o controle das facções no país:“As organizações criminosas do Brasil são muito maiores, mas também o estado do Brasil é muito maior, mais forte e poderoso do que as organizações. Não podem controlar o território, temos que deixar essa zona para os cartéis, a outra zona para a organização criminosa, os bairros para as gangues? Não, não pode ser. Algo tem que estar errado.”
O Rio de Janeiro é um ótimo exemplo da situação mencionada por Bukele. Mesmo sendo um dos cartões postais do país, a cidade foi dominada por facções que disputam territórios.Bukele seguiu desmentindo algumas das justificativas para a incapacidade do Estado brasileiro em controlar seu território:“O que acontece é que no Brasil temos a selva? O Canadá tem territórios impenetráveis que não se pode atravessar, tundra e tudo mais, e não há ninguém que controle um pedacinho.”
O presidente também comparou o Brasil com a Índia e a China, que também têm territórios extensos e grandes populações, mas não enfrentam situações de segurança parecidas:Para Bukele, a única justificativa para o crime organizado prosperar em países da América Latina para Bukele seria a infiltração de criminosos no governo: “Como é possível que uma organização criminosa possa se apropriar de um território inteiro e o governo não possa tirá-los de lá? Porque eles estão no governo, por isso. "Por: Brasil Paralelo - Site: Pressão Política
Comentários (0)
Deixe seu comentário